Por: Tatiane Carvalho
Na internet, você pode encontrar vários testes que prometem identificar transtornos mentais como TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), TEA (Transtorno do Espectro Autista), TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), depressão, ansiedade, entre outros. No entanto, é crucial compreender que esses testes não têm validação científica para serem considerados diagnósticos.
O processo de diagnóstico requer uma avaliação cuidadosa realizada por profissionais capacitados, que demanda tempo e investigação. Isso envolve não apenas a análise do histórico de vida do cliente, mas também a avaliação do impacto dos sintomas em diversas áreas da vida, como pessoal, profissional, social e amorosa. Além disso, fatores genéticos também são considerados, ressaltando a necessidade de uma avaliação individualizada.
ChatGPT
A ansiedade, por exemplo, é inerente ao ser humano. Inclusive, foi importante para a sobrevivência da nossa espécie. As nossas reações fisiológicas, como o coração acelerado, nos permitiram correr de predadores. A grande questão é: o quanto essa ansiedade é prejudicial no nosso dia a dia?
Desta forma, gostaria de enfatizar que todos podemos passar por períodos de tristeza, como quando estamos de luto, ou nos sentirmos ansiosos em certos contextos, como ao apresentar um trabalho para várias pessoas. Às vezes, podemos até ficar mais distraídos em algumas situações. No entanto, para que seja considerado um transtorno, é necessário passar por uma avaliação profissional.
Caso tenha alguma suspeita de algum diagnóstico, procure um profissional para realizar toda a investigação necessária, ok?